Exposição fotográfica exalta a beleza feminina através de cores e movimentos
A sensibilidade, a poesia e a delicadeza feminina, exaltadas através das cores e dos movimentos, estarão distribuídas pelas paredes da Casa da Cultura Miguel Reale, em São Bento do Sapucaí, a partir do dia 15 de outubro. As fotografias fazem parte da exposição Aisó – Cores, Formas e Sensibilidade, que reúne 14 obras do fotógrafo Kauhan Teixeira, e ficarão expostas até o dia 2 de dezembro com entrada gratuita.
Aisó, que tem tupi-guarani significa formosa, não batiza a exposição por acaso. Inspiradas nas pinturas indígenas, as 14 obras da exposição buscam exaltar a sensibilidade, a poesia e a delicadeza feminina através das cores e dos movimentos, fugindo do estereotipo da beleza como conhecemos e mostrando uma beleza muitas vezes escondida dentro de cada mulher. “A intenção desse projeto é mostrar a beleza feminina sem mostrar a mulher, então o público irá reconhecer essa beleza somente através das cores e dos movimentos delicados. É algo bem íntimo e feminino, sem mostrar a mulher em si”, explicou o fotógrafo.
A ideia do projeto surgiu após Kauhan conhecer Sexual Colors, trabalho do fotografo Gabriel Wickbold. Desde então, passou a testar novas possibilidades com o uso de tinta guache em modelos femininas, o que acabou resultando em belíssimas imagens, expressivas e delicadas. “A cada tinta que era jogada, a minha pele recebia de forma diferente: não existia poses certas, só exista o desafio de passar o que eu estava sentindo sem poder falar. Foi uma experiência única e fiquei impressionada com o resultado, as imagens passam sensações indescritíveis!”, disse a estudante Bianca Castro, uma das cinco modelos participantes do projeto.
A vernissage da exposição acontece no dia 15, a partir das 20h, onde será promovida uma harmonização sensorial das peças junto a gastronomia dos Chefs Fernando e Juliano Basile, dupla que já foi premiada como Chefe Revelação 2010 do Guia 4 Rodas Brasil e Chef Revelação da Revista Gula 2015. Atualmente, os irmãos Basile comandam o restaurante Geminus Gastroarte em Gonçalves (MG) e figuram entre os nomes mais importantes da culinária tupiniquim. Durante a harmonização, haverá uma trilha sonora desenvolvida especialmente para as obras pelo instrumentista e compositor Eduardo Lima, sambentista que há mais de dez anos se dedica aos estudos formais de violão.
Sobre o fotógrafo – Nascido em São Bento do Sapucaí, Kauhan Teixeira começou a se interessar por fotografia ainda adolescente, quando levada sua câmera para fotografar os amigos andando de skate. Com um olhar apurado desde cedo, Kauhan teve uma de suas imagens publicadas na Revista Cemporcento Skate e, desde então, passou a pesquisar sobre fotografia, fez cursos, participou de congressos, investiu em equipamentos e, em 2012, inaugurou o Estúdio K, o que foi fundamental para que seu trabalho fosse reconhecido na cidade, na região e em outros Estados. Atualmente, o fotógrafo se dedica a ministrar workshops, a fotografar casamentos e ensaios e a desenvolver projetos em seu estúdio, como o Roots e Aisó, que são inspirados na cultura indígena.
Serviço:
Exposição Aisó – Cores, formas e sensibilidade.
Abertura: 15 de outubro, a partir das 20h.
Visitação: Até o dia 2 de dezembro, de quinta a domingo, das 9h às 17h.
Local: Casa da Cultural Miguel Reale – Rua Sargento José Lourenço, 105, em São Bento do Sapucaí/SP.
Mais informações: (12) 99704-6508.