Koi ensina a preparar o Sukiyaki, tradicional cozido japonês

Prato ideal para o outono é muito apreciado no Japão e oferece alternativa saudável para aproveitar verduras e legumes

Para aproveitar a queda dos termômetros, o restaurante Koi revela como preparar o Sukiyaki, típico prato quente japonês. Trata-se de uma espécie de ensopado tradicionalmente preparado à mesa, à medida que as pessoas comem. A receita do Koi é preparada com finas fatias de carne, verduras, cogumelos, ovo, tofu, macarrão e manteiga cozidos em molho à base de shoyu, açúcar e sake.

sukiyaki

O prato surgiu no Japão após o final da Era Meiji, quando o país integrou à sua culinária ingredientes ocidentais como a carne e a manteiga. De preparo simples, o Sukiyaki é uma ótima maneira de aproveitar verduras e legumes e, por ser refogado, representa uma opção saudável, rápida e nutritiva para os dias mais frios.

“As pessoas costumam associar culinária japonesa somente aos pratos frios, mas existe uma grande variedade de pratos quentes muito saborosos e ainda pouco difundidos entre os brasileiros, como o Sukiyaki”, comenta Patricia Komatsu, sócia do Koi.

Aprenda a preparar um Sukiyaki clássico em casa:

Ingredientes do molho:

300ml de shoyu

300 ml de sake mirin

300ml de água

1 colher de sopa de Hondashi

Açúcar a gosto (cerca de três colheres de sopa)

Modo de preparo do molho: Esquente a água com Hondashi até que ele dissolva, apague o fogo e misture os outros ingredientes. Reserve.

 

Ingredientes para o preparo:

Acelga

Shitake

Cebolinha

Agrião

Tofu

Carne (contrafilé ou filé mignon)

Manteiga

Opcionais:

Repolho

Moyashi

Macarrão Udon

Ovo

(O que mais você gostar. A sócia Patricia Komatsu recomenda também berinjela)

Modo de preparo: Em uma panela elétrica de Sukiyaki, coloque a manteiga e a carne em fatias bem finas para dar uma leve refogada. Em seguida, adicione os demais ingredientes: shitake, cebolinha, tofu, acelga, agrião e os opcionais. A dica é adicionar os ingredientes do mais duro para o mais mole. Cubra com uma concha do molho, tampe a panela e deixe cozinhar.

Está pronto. “A ideia é comer aos poucos e continuar adicionando os ingredientes e o molho durante o jantar”, acrescenta Patricia. O tempo de preparo é de cerca de dez minutos.

Serviço

Koi Restaurante

Endereço: Av. Sabiá, 488 – Moema, São Paulo

Funcionamento: de segunda a sábado, das 12h às 23h45; domingos das 12h às 17h30

Delivery: de segunda a domingo das 11h30 às 23h30

Reservas: Online ou (11) 5051-0664

Mais informações: www.koi.com.br

Sobre o Koi Restaurante

Símbolo de alegria e prosperidade, Koi quer dizer carpa. Fundado em 1995, o Koi Restaurante tornou-se um dos pioneiros de culinária japonesa na região de Moema. Desde então, a marca conquistou reconhecimento pela qualidade de seus produtos e por seu estilo autêntico, que estimula aspectos inovadores na criação de seus pratos. O Koi aposta em uma culinária japonesa tradicional com interferências que agradam o paladar ocidental e acompanham tendências contemporâneas. Com foco nos pratos à la carte, o estabelecimento aposta no cuidado com a seleção dos ingredientes e na qualidade do atendimento como diferenciais para cativar cada cliente.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *