Rede Jesuíta de Educação realizará seu 1º simpósio

Evento será realizado entre os dias 16 a 18 de maio, no Colégio Loyola, com a expectativa de receber educadores de todo o Brasil e palestrantes nacionais e internacionais

  

Belo Horizonte, 9 de maio de 2018 – Em algumas semanas, cerca de 120 profissionais da área pedagógica de 18 instituições de ensino da Rede Jesuíta de Educação irão desembarcar em Belo Horizonte para o I Simpósio da RJE, uma imersão de conexões, formação e inovação pedagógica.

Intitulado “Currículo e Inovação”, o evento tem como um de seus objetivos mostrar os resultados das pesquisas e estudos sobre o tema, realizados pelo grupo de trabalho (GT) “Currículo: Concepção e Inovação”. O GT foi concebido em 2017, após encontros e seminários da RJE realizados em diversas instituições do país, entre 2016 e o ano passado, justamente para reavaliação, revisão e reposicionamento do trabalho apostólico da Companhia de Jesus na área da Educação.

Outro objetivo do I Simpósio da RJE é ampliar os debates sobre inovação curricular, por meio de palestras e mesas redondas, com diversos pesquisadores sobre o assunto, como a pedagoga colombiana Vilma Inés Reyes Duarte, a psicopedagoga chilena Olga Irene León Miranda e a doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Guiomar Namo de Mello. Além dos diálogos sobre currículo, também haverá uma palestra com o professor emérito de Filosofia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Carlos Roberto Jamil Cury, cujo tema será “Legislação Brasileira, possibilidades para inovação”.

Também estão previstas dez oficinas com os participantes, voltadas à inovação curricular. Dentre elas estão atividades como: Design Thinking; Redação Criativa; Bilinguismo como ferramenta de formação integral; Projeto Democracia e Participação: autonomia, responsabilização e relações interpessoais na escola; Avaliação da Aprendizagem por Atividades Diferenciadas; Ensino Híbrido e outras.

O I Simpósio da RJE também irá marcar a inauguração de novos espaços de aprendizagem do Colégio Loyola, na abertura do evento, dia 16 de maio, às 19h.

A programação completa pode ser conferida pelo site https://www.loyola.g12.br/acontece/simposio-rje/.

Colégio Loyola – Com 75 anos, o Colégio Loyola integra a Rede Jesuíta de Educação. A Instituição possui como pilares de seu projeto pedagógico a excelência acadêmica e a vivência dos valores humanos e cristãos. Atualmente, tem cerca de 2.600 alunos, entre crianças e adolescentes, do 1º Ano do Ensino Fundamental à
3ª Série do Ensino Médio (nos períodos matutino e vespertino).

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *