Projeto de educação musical abre vagas gratuitas na região

Sediado em Aparecida, PEMSA é mantido pelo maior templo mariano do mundo. Podem se matricular jovens de 7 a 17 anos que possuem frequência escolar.

Por Victor Hugo Barros

A partir da próxima quarta-feira (12), crianças e adolescentes de Aparecida (SP) e região que desejam se aprofundar no mundo da música tem uma oportunidade gratuita. O Projeto de Educação Musical do Santuário de Aparecida (PEMSA), abre 200 vagas para 14 oficinas. As matrículas podem ser realizadas até o dia 30 deste mês na sede do próprio Projeto.

Para isso, é preciso procurar a secretaria do PEMSA e verificar os documentos necessários. Uma entrevista com a assistente social também faz parte do processo. Isso acontece porque a iniciativa integra o Núcleo de Serviço Social do Santuário Nacional.

Podem participar crianças e adolescentes de 7 a 17 anos que frequentem regularmente a escola. Entretanto, para algumas oficinas, é preciso correr para garantir a vaga, já que a procura para elas é maior. “Violino, coral, percussão, violão e guitarra são as oficinas que sempre chamam mais público. Isso faz com que as vagas se esgotem rapidamente”, esclarece a gerente administrativa do PEMSA, Patrícia Filardo.

O Projeto fornece uniforme, lanche e instrumento musical para os atendidos durante o horário das oficinas, ministradas por instrutores especializados no ensino da música, sob a coordenação de maestros. Além deles, uma equipe multidisciplinar composta por psicólogos, nutricionistas, assistentes sociais e fonoaudióloga auxilia na formação integral dos jovens.

“São mais de cinquenta profissionais envolvidos diretamente no PEMSA, ligados a diferentes áreas. Isso porque entendemos que nós não formamos apenas músicos, mas sim pessoas através da música. Ou seja, a música é o instrumento usado para colaborarmos com o crescimento e orientação das crianças e adolescentes”, destaca Filardo.

Além do aparato humano, uma estrutura física de mais de 2.500 metros de área construída é totalmente dedicada ao ensino. Caminhando pelos quatro pavimentos do prédio, é possível encontrar salas para oficinas teóricas e práticas individuais e em grupo, além de refeitório, sanitários e um auditório para ensaios coletivos. Tudo pensado e adequado para atender os portadores de necessidades especiais.

Os interessados em se inscrever para as vagas devem entrar em contato pelo telefone (12) 3104-2528 ou 3104-3445 para agendamento e apresentação da documentação. O PEMSA está sediado na Rua Oliveira Braga, 80, em Aparecida (SP), próximo da Basílica Velha de Nossa Senhora Aparecida.

 

Foto: Thiago Leon

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *