As Maltadas reúne mestras cervejeiras e profissionais da área em seu 3o encontro

Serra da Mantiqueira volta a sediar evento que abre um espaço para rodas de conversas, reflexões e experimentações sensoriais com especialistas do universo cervejeiro

1

Conduzido por renomadas mulheres especialistas do mercado cervejeiro, AsMaltadas chega à sua 3a edição no dia 5 de abril e oferece ao público uma vivência diferenciada através de um momento educativo e descontraído de conexão com o campo, valorizando as características do lúpulo brasileiro.

O projeto, que nasceu da parceria das empreendedoras do Árarosa e Armazém São Bento, na cidade de Gonçalves, na Mantiqueira sul mineira, tem como objetivo realizar 6 encontros para desvendar os segredos das “maltadas”, trazendo novos referenciais, marinado na poética das relações e na rica experiência sensorial. O evento busca lançar um olhar feminino sobre um assunto predominantemente masculino. “As mulheres que se inseriram no mercado cervejeiro, de não em não, foram fazendo os seus sins. E mais, vem se destacando e se especializando qualitativamente em toda a cadeia produtiva. Então, queremos mostrar o mercado cervejeiro pela ótica dessas mulheres e também as inovações para comercializar cervejas especiais e artesanais, um dos grandes desafios enfrentados”, explica Vera Pena (Armazém São Bento), uma das idealizadoras do projeto.

Neste 3o encontro, um dos destaques será a cultura do lúpulo brasileiro, que foi iniciada depois várias tentativas frustradas. Mesmo estando entre os maiores produtores de cerveja do mundo, o Brasil, por não apresentar clima favorável para o cultivo da planta, necessitava importar o insumo de outros países. Depois de várias produções experimentais em diversos tipos de solo, Estados do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Mato Grosso e Bahia finalmente conseguiram resultados satisfatórios e iniciaram suas colheitas.

Depois de mais de 10 anos de testes, os experimentos com o lúpulo também foram positivos na Serra da Mantiqueira, onde tudo começou, mais precisamente na Fazenda Entre Vilas, localizada em São Bento do Sapucaí, que já fez sua quinta colheita comercial e produz em média 600 quilos de lúpulo anualmente. Para entender melhor sobre os aspectos do desenvolvimento do lúpulo na região e no país, durante o encontro haverá um passeio no Viveiro Frutopia, guiado pelo agrônomo e produtor Rodrigo Veraldi, onde os participantes terão uma vivência diferenciada. “O nosso lúpulo foi gerado em solo brasileiro, por isso ele é diferente. Quando falamos que a cerveja foi feita com o lúpulo nacional, essa cerveja acaba tendo uma vantagem sobre as outras e isso faz com que ela seja singular. Essa é a principal razão de nós acreditarmos no lúpulo Mantiqueira e estamos também cruzando ele com outros tipos para oferecer mais opções para quem faz cerveja e valoriza o lúpulo cultivado no país”, comenta Rodrigo.

O outro destaque desta edição serão as contribuições sobre cultura cervejeira e mercado pela jovem empreendedora Luiza Lugli Tolosa, sócia fundadora da cervejaria Dádiva, que acaba de completar 5 anos e já lançou mais de 100 rótulos de cerveja, e pela mestra em estilos ICB, Taiga Cazarine, que além de atuar como jurada em concurso nacionais e internacionais, é Beer Huntress na Beer.com.br, maior ecommerce de cervejas do Brasil, e já viajou para oito países em busca de novidades para o mercado consumidor brasileiro, que conduzirá a harmonização de produtos da região com as cervejas artesanais selecionadas para esse encontro.“Reunir pessoas qualificadas e diferenciadas, num ambiente acolhedor e de natureza exuberante, facilita a troca de saberes, o contato com técnicas e experiências que irão enriquecer a cadeia produtiva do setor e valorizar a relação produtor-consumidor”, comenta Vitor Pompeu (SENAC e Restaurante Sauá), novo integrante do projeto.

Compondo a programação do encontro, também haverá brassagem com ingredientes colhidos na fazenda e lúpulo Mantiqueira, feira de produtores artesanais e um almoço menu confiança, destaque da casa. “Penso que a promoção desses encontros aumenta o engajamento dos apreciadores de uma boa bebida, ao entender todo o processo, a composição e a complexidade de sabores e aromas desse produto artesanal, num cenário tão paradisíaco”, comenta Vanessa Miranda (Árarosa),realizadora do projeto.

O evento acontece no Entre Vilas, em São Bento do Sapucaí, das 10h às 18h. As inscrições custam R$290,00 e podem ser feitas pelocontato.asmaltadas@gmail.com ou pelo linkbit.ly/asmaltadasinscricao. Para mais informações, entre em contato pelo (35) 9992 9361.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *