Com parcerias e canções inéditas, multiartista Rafael Cortez lança disco MPB – Naquele Tempo e faz show intimista em Gonçalves

MPB – Naquele Tempo é o terceiro disco do cantor e violonista paulistano. A cantora Sabrina Parlatore faz participação especial em duas faixas. O show em Gonçalves será no Armazém São Bento e é ao lado do violonista Sérgio Bello.

Músico, comediante, apresentador de talk show e youtuber: são nessas funções que Rafael Cortez divide o tempo atualmente. Dedicado à música há mais de 25 anos, o cantor e violonista lança pela Sony Music o EP MPB – Naquele Tempo. Composto por oito faixas, o novo trabalho terá o primeiro single, Encantada, disponibilizado em todas as plataformas digitais no dia 14 de junho. O EP completo poderá ser acessado pelo público a partir do dia 26 de julho. Antes disso, também serão lançados os singles Amor de Gibraltar (28 de junho) e Questão de Tempo (12 de julho).

Para Rafael, o EP representa uma evolução natural da sua obra musical, que já passou pela sonoridade instrumental do violão com Elegia da Alma (2011) e pelo repertório de humor com o MDB – Música Divertida Brasileira (2016), seleção de canções gravadas com a banda Pedra Letícia – nos shows desse disco, a música se misturava ao stand-up, uma das especialidades do artista. Sua incursão na MPB representa também uma homenagem a seus grandes ídolos e ícones da música brasileira, como Caetano Veloso e Nara Leão. “Meu primeiro disco era um estudo para violão e agora sinto que meu trabalho ganha uma esfera maior, mais abrangente”, diz o artista, que deu novo arranjo e letra às músicas Naquele Tempo e Encantada, faixas instrumentais em Elegia da Alma que chegam renovadas no novo EP.

Saudosista, o disco resgata referências antigas de Rafael Cortez e a nostalgia da infância, das casas em que viveu, das pessoas que partiram e de grandes amores que já se foram. “Meus ídolos são os ídolos dos meus pais; a comédia é justamente um elo meu com a atualidade, porque minhas referências estão em um passado muito distante”, justifica.

O disco tem participação especial da cantora Sabrina Parlatore. “Ela é uma excelente cantora e entrevistadora. Nos conhecemos na época que lancei Elegia da Alma e ficamos mais próximos no período das gravações de Popstar em 2017. A princípio ela gravaria comigo apenas a música Encantada, mas o resultado ficou tão bom que a convidamos para gravar Compromisso, que ela canta quase inteira sozinha – eu só participo no refrão”, conta Rafael Cortez.

“Ainda que algumas faixas de MPB – Naquele Tempo sejam mais emocionantes ou reflexivas, o humor também está presente”, adianta, complementando que é o humor que o encoraja a se desafiar em novos projetos para a carreira.

Sobre Rafael Cortez

Aos 42 anos, Rafael Cortez se identifica cada vez mais como um “cara da carreira”, dedicando-se totalmente à ela. Multifacetado, divide-se nas funções de músico, comediante, apresentador de talk show e youtuber, com seu canal de mais de 360 mil inscritos Love Treta. Em 2018, lançou o livro de prosa e poesia Memórias de Zarabatanas – e ele tem também um de humor, Meu Azar com as Mulheres. Um dos projetos que encabeça no momento é o The Live Show, um talk show de humor idealizado por ele e que dialoga diretamente com o público universitário e estudantes do ensino médio. Nele, Rafael estimula a troca de experiências entre alunos e profissionais, visando capacitar jovens que em breve entrarão no mercado de trabalho. Primeiro programa desse segmento a ser exibido pela internet, o The Live Show vai ao ar todas às terças-feiras pelo portal UOL, às 21h30.

O artista se vê no caminho de uma carreira que una todas suas características profissionais. “O humor é a linha que tece essas funções”, destaca. Quem for aos shows da turnê de MPB – Naquele Tempo, também vai se deparar com esse perfil. “Entre uma música e outra, vou querer bater papo com o público, dar risada junto, fazer comédia – essa é a marca do meu trabalho”, finaliza.

O show em Gonçalves

Proprietário de um pequeno sítio na vizinha São Bento do Sapucaí, Rafael Cortez visita a região com frequência. Em uma de suas passagens por Gonçalves, ele atendeu a um convite da nova amiga Vera Pena, do Armazém São Bento: o de fazer um show intimista no jardim de seu estabelecimento. Cortez resolveu preparar o que chama de “repertório das montanhas”: um set-list de canções que nos remetem direta ou indiretamente à vida no campo, como “Triste Berrante” e “Tocando em Frente”, entre outras músicas – incluindo peças para violão solo. Obras de seu novo CD, “Naquele Tempo” estarão presentes também – como “Refúgio”, composição feita exclusivamente para seu sítio. Sérgio Bello, violonista, diretor musical e arranjador do disco de Cortez – um músico com mais de 40 anos de carreira – acompanhará Rafa e seu violão no show.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *