Campos do Jordão recebe o 5º Encontro Regional de Museus em setembro para debater Museus e Educação

O 5° Encontro de Museus da Representação Regional do Vale do Paraíba (SISEM-SP) reunirá representantes das instituições museológicas do Vale do Paraíba e Serra da Mantiqueira para debater o tema “Museus e Educação”.

 A programação será composta, no período da manhã, por uma palestra com a museóloga, especialista em Educação Museal, Patrimônio Industrial, Gestão Cultural e Turismo Mirian Midori Peres Yagui – integrante do corpo técnico da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. No período da tarde, as atividades serão conduzidas pela equipe de educadores do Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro, que apresentará o trabalho desenvolvido com os temas de atuação dos equipamentos culturais – Artes Visuais, Música e Meio Ambiente -, estratégias, rotinas e materiais educativos criados com o objetivo de mediar os conteúdos junto a diferentes públicos.

Na ocasião, os representantes da RR Vale do Paraíba aplicarão uma consulta pública com intuito de definir novos formatos para os encontros e calendário de 2020. Os encontros da RR são encontros realizados bimestralmentes com o intuito de compartilhar e debater os objetivos estratégicos de cada região, para auxiliar na definição das prioridades e no planejamento das ações do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP). O SISEM é uma instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo que congrega e articula os museus paulistas, com o objetivo de promover a qualificação e o fortalecimento institucional em favor da preservação, pesquisa e difusão do acervo museológico do Estado.

Ao final, uma apresentação cultural deverá encerrar as atividades celebrando esse importante encontro que aproxima os museus, permite a troca de conhecimentos e práticas, valoriza o trabalho desenvolvido em nossa região e nos enche de vontade de seguir trabalhando pela Cultura em nosso país!

O evento é gratuito e aberto a gestores, funcionários de museus públicos e privados, estudantes da área e interessados em geral.

 

Data: 27 de setembro de 2019

Horário: 9h às 16h

Local: MUSEU FELÍCIA LEIRNER / AUDITÓRIO CLAUDIO SANTORO – Av. Dr. Luis Arrobas Martins, 1880 – Alto Boa Vista, Campos do Jordão – SP, 12460-000

Inscrições: http://bit.ly/5rrvale2019

Há estacionamento no local.

5 encontro de museus campos jordao

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *