Belezas naturais e contrastes do planalto de Poços são destaque  em exposição no Museu

Inédita, exposição de Bruno Alves conta com acessibilidade para deficientes visuais

O Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas recebe de 11 a 29 de dezembro a exposição ‘Entre Águas e Montanhas’ do fotógrafo Bruno Alves, com curadoria de Gil Sibin, que retrata o Planalto de Poços de Caldas em um trabalho que estimula um fluxo de sensações e memórias de caráter histórico, cultural e afetivo, numa cidade em transformação contínua, fragmentadas entre a beleza e o futuro. O projeto traz também um destaque, que é a acessibilidade para deficientes visuais.

Reunindo fotografias que registram momentos de transformação e desgaste, o artista apresenta imagens fragmentadas da cidade de Poços de Caldas e cria possibilidades de múltiplas interpretações, como se fosse um quebra-cabeça de várias faces.

Preocupado em documentar a cidade nesse estado de transição, Bruno Alves recria as paisagens a partir de um recorte, olhando para baixo e vendo o tempo alterando, movendo o tecido urbano. As fotografias procuram se prolongar umas sobre as outras, amarrando-se e criando uma imagem maior que permite certa autonomia para estabelecer algo que é muito diferente e ainda mais potente do plano da parede.

Acessibilidade para deficientes visuais

Uma das novidades do projeto é que a mostra possui acessibilidade para deficientes visuais. A mostra traz textos que descrevem ludicamente a exposição em braile, o que possibilita o acesso das pessoas com deficiência visual.

“Para quem perdeu a visão, o contato com a arte visual é sempre um desafio, por isso propor mecanismos que trazem formas de superar as barreiras de acessibilidade se torna uma missão e também uma responsabilidade do artista, já que a arte é emoção e existe para comover e transformar a percepção da realidade. Nessa exposição, ainda que de forma breve, deficientes visuais poderão ter contato com os registros que retratam a cidade”, destaca Bruno Alves.

A proposta faz parte de um projeto cultural viabilizado pelo Edital para Concessão de Patrocínios da Prefeitura de Poços de Caldas e conta com apoio da Secretaria Municipal de Cultura. Participam do projeto também a gestora cultural Chiara Carvalho e a artista gráfica Crys Marques.

SERVIÇO:

Exposição Fotográfica ‘Entre Águas e Montanhas’

Local: Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas (Vila Junqueira, Rua Padre Henry Moton, s/n, Centro)

Período: 11 a 29 de dezembro

Entrada Gratuita

foto-3 foto-2

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *