Resgatando tradição, grupos de Folias de Reis visitam casas de Moreira César

Promovida por paróquia local, manifestação cultural une folclore e fé para celebrar nascimento de Jesus

 Foto: Rúbia Charlene / PASCOM PSVP

Resgatando uma tradição que remonta ao período Colonial, grupos de Folias de Reis visitam, até a próxima terça-feira (07), as casas de moradores do Distrito de Moreira César, em Pindamonhangaba (SP). Organizada pela Paróquia São Vicente de Paulo, a iniciativa recorda o Nascimento de Jesus com músicas e momentos de bênçãos nas casas. Os reisados se apresentam todos os dias a partir das 19h, seguindo um cronograma de visitas aos bairros.

“Nós queremos retomar essa bonita tradição que há cerca de duas décadas não acontecia no nosso Distrito. Pelas ruas, vamos cantando o Nascimento de Jesus e abençoando os presépios e as residências dos moradores que abrem as portas de seus lares”, explica o administrador da Paróquia São Vicente de Paulo, padre Gabriel Henrique de Castro.

Além do sacerdote, que realiza orações nas casas que recebem os grupos, a Folia conta ainda com voluntários vestidos de personagens bíblicos como Maria e José, que carregam uma imagem do Menino Jesus. Cantores, que habitualmente se apresentam nas celebrações da Paróquia, também compõe o grupo, entoando músicas natalinas pelas ruas de Moreira César.

A apresentação dos reisados pelos bairros se iniciou no dia 26 de dezembro e, em pouco tempo, se tornou popular entre os moradores. “Recebi a visita e foi muito emocionante. A alegria que entra junto com os irmãos é contagiante, trazendo a bênção de Deus que se encarnou para nos salvar e nos libertar dos pecados”, conta Luís Carlos Santos, morador do bairro Vale das Acácias.

Não são só os católicos que se encantam com a iniciativa. Durante as visitas, até mesmo pessoas de outras denominações religiosas chegam a receber a visita dos grupos. “Tivemos uma surpresa muito grande quando uma senhora de outra religião pediu que nós entrássemos na sua casa para abençoar. No outro dia, ela se juntou a nós para cantar no grupo e visitar também outras casas”, destaca padre Gabriel.

Ao todo 12 bairros do Distrito de Moreira César serão visitados pelos grupos até o dia 07 deste mês. No dia 08, uma missa às 19h30 na Igreja Matriz de São Vicente de Paulo encerra as visitas dos reisados às casas.

 

Programação de visitas aos bairros:

02/01: Praça São João, Rua 21 de abril e Pirapitingui

03/01: Bairros Marieta Azeredo e Jardim Azeredo

04/01: Bairro Jardim Carlota

05/01: Bairro Padre Rodolfo e Rua Professor Vicente Punzi (Sapolândia)

06/01: Bairro Taipas

07/01: Bairro Laerte Assumpção

Horário: 19h

 08/01 – 19h30: Missa de encerramento e ação de graças – Igreja Matriz São Vicente de Paulo

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *