As escola está preparada para dirigir a comunidade de alunos?

Por Francisco de Castro
Na escola, durante a adolescência, aconteceram muitas coisas que não me pareciam certas e, cada dia tomo mais consciência dessas e outras.

Dentro da escola vi coisas absurdas acontecerem com as meninas e pior, ouvi versões das pessoas erradas sobre as extensões fora da escola… 😨

Definitivamente, não dá mais tempo para esperar a sociedade tomar consciência de seus conceitos previamente estabelecidos. É preciso acelerar a mudança.

Eu entendo que a educação deve acontecer em casa, mas cada família leva seu tempo para se desvencilhar de suas visões limitadas a respeito das merdas estruturais que afetam as vidas das crianças – os adolescentes estão inclusos quando falo em crianças.

Nossas escolas precisam de gestores conscientes para estabelecer um ambiente saudável dentro da comunidade que dirige.

Por mais que a comunicação seja essencialmente manipulada, constrangida e dominada, os ambientes sociais precisam de regras que estejam imunes a essa estrutura agressora pautada na construção irracional que ainda conduz as relações humanas.

Precisam de olhares mais atentos para perceber o que está acontecendo nos ambientes de convivência, em cada nível do seu ensino e, o que está acontecendo não é novidade.

Precisam estar verdadeiramente preparados para lidar com os padrões que se repetem a cada ano, a cada dia, desde que esses gestores eram alunos.

Precisam preparar sua equipe de professores, coordenadores, monitores, ajudantes.

As escolas precisam de olhares atentos e estrutura para lidar com o desenvolvimento das pessoas.

Do outro lado, é LÓGICO! Os pais precisam se desligar da ignorância que herdaram dos seus antecessores, sem questionar.

O aprendizado que veio dos avós é importantíssimo, mas o senso crítico é mais ainda, para perceber que eles viveram em uma época que era normal ser preconceituoso, irracional, abusivo, entre outras irracionalidades que talvez você ainda considera normal, por costume.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *