Museu do Carro de Boi reabre as portas após reforma

Por Francisco de Castro

Em meio a um contexto de evolução tecnológica acelerada, em que a comunidade mundial vive uma rotina cada vez mais digital, o Museu do Carro de Boi traz uma imersão importante à história e ao cotidiano da cultura rural.

De acordo com dados divulgados pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), a maior parte da população brasileira (84,72%) vive nas áreas urbanas. Com isso, as crianças, jovens, adultos e idosos estão cada vez mais dependentes das rotinas urbanas e, aos poucos, distanciam-se do conhecimento e da criatividade que a comunidade rural desenvolveu, ao longo do tempo.

No Museu do Carro de Boi, inaugurado em 2016, em homenagem ao carreiro regional, Joaquim Pereira da Costa, Quim Costa, os visitantes podem se conectar a simplicidade e a dedicação de uma vida prática e artesanal.

O museu abriga um acervo de antigos carros de boi, ferramentas e maquinários construídos pelo falecido Quim Costa e, após a reforma, beneficiada pela Lei Federal de Emergência Cultural Aldir Blanc, apresenta um espaço ainda mais organizado com a réplica de sua casa, onde é possível apreciar a criatividade da vida na roça que antecedia as tecnologias atuais.

Um pouco sobre o espaço reformado:

  • Adentrando-se ao espaço avistam-se os móveis e ferramentas preservados e, com a visitação guiada pela família, é possível viajar no tempo, sentir rotina presente na história do homem rural e sua comunidade.
  • A simplicidade está em cada cômodo. Nas estruturas inspiradas nas fazendas e nos antigos casarões, no improviso dos colchões de palha, nos espaços espirituais e nas ferramentas antes utilizadas no cotidiano da fazenda.
  • Os diversos tamanhos, formatos e funcionalidades do acervo de ferramentas feitas pelo Quim Costa, também aguçam a curiosidade dos visitantes;
  • Com muita simpatia, a família do falecido Quim Costa, compartilha vivências e ensinamentos.

 

Por meio dos objetos expostos, os registros da família, mitos, ritos e crenças, o espaço preserva a história, os mitos, ritos e crenças da região e permite conhecer e valorizar a cultura da Serra da Mantiqueira.

 

Mais informações:
Taxa de entrada: R$ 10,00
Facebook: www.facebook.com/MuseudocarrodeboiQuimCosta
Endereço: Rua Jandyra Silva Costa, 234 – Bairro Quilombo. São Bento do Sapucaí/SP
Horário de Funcionamento: Sábados, das 10h às 17h e domingos, das 10h às 16h.

 

Ref:
https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2020-05/brasil-tem-134-milhoes-de-usuarios-de-internet-aponta-pesquisa

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *