Temporada especial com crianças em tratamento oncológico.
No período de 11 a 13 de agosto, crianças em tratamento para combater o câncer, atendidas por projetos e hospitais de São Paulo participarão de uma programação especial no Acampamento Paiol Grande.
No período proposto, 60 crianças e seus 60 acompanhantes, além de médicos, terapeutas, especialistas, voluntários e a equipe do Paiol Grande permanecerão hospedadas no local.
Juntos, participarão de atividades tradicionais do acampamento e dinâmicas intencionais que visam realizar, de maneira lúdica, a redução do stress e ansiedade com novas experiências e descobertas, a melhora da autoestima, o desenvolvimento do autocuidado, a promoção da e autonomia, a sensação de liberdade, o descanso para os acompanhantes, a promoção do cuidado com a saúde, além, é claro, de entreter e alegrar todos os participantes.
Durante a temporada, muitas das principais atividades de acampamento estarão abertas para os participantes. Gincanas, jogos, brincadeiras temáticas, atividades recreativas, esportivas, culturais e educativas. Ao encerrar cada dia de atividades, dormirão em chalés coletivos. Sem a presença dos pais, separados por gênero, com crianças da mesma idade, poderão dividir momentos únicos.
A Fundação Acampamento Paiol Grande possui 70 anos e vem aprimorando, a cada ano, seu know how no trabalho com crianças em situação de vulnerabilidade. Fortalecendo assim sua vocação social.
“A programação planejada para o evento foi desenvolvida a partir de detalhes minuciosos, com o intuito de promover uma experiência única e positivamente inesquecível a todos os participantes.” Afirmou Luiz Carlos, coordenador de programação do acampamento.
A organização para o evento teve início em abril de 2017 e desde então a equipe se prepara, participando de treinamentos e cursos específicos.
“A preparação é muito intensa. Uma etapa relevante do treinamento é a desmistificação em relação à doença e aos processos para combatê-la. Em uma das etapas do nosso treinamento visitamos o ITACI, referência no tratamento de câncer infantil, conhecendo e descobrindo um pouco mais a respeito a respeito do tratamento e, foi importante para conhecermos alguns dos participantes e entender quais são suas especificidades.” Comentou Creverson Claro, monitor.
O nome projeto, Beabá Camp no Paiol Grande, foi dado a partir da parceria com o instituto Beabá, fundado por um grupo de pais engajados, visando desmistificar o câncer para crianças e familiares, a partir de materiais lúdicos e agradáveis aos jovens.
SOBRE O ACAMPAMENTO PAIOL GRANDE
Fundado há quase 70 anos, o Paiol Grande mantém sua postura sempre focada no trabalho educativo durante as temporadas com projetos sociais, grupos escolares e participações individuais, nas férias. Os participantes podem participar de todas as atividades e aproveitar a estadia de maneira diferente, pois, além de se divertir, fortalecerão valores como amizade e respeito, que são levados para a vida inteira. Todas as atividades são pensadas de forma a trabalhar também a responsabilidade e a convivência.
Situado na cidade de São Bento do Sapucaí, a três horas da capital de São Paulo, o acampamento fica dentro da área de preservação ambiental da Serra da Mantiqueira e é cercado por belezas naturais, cenário perfeito para os mais corajosos e amantes de ação. O Acampamento organiza visitas a cachoeiras da região, trilhas e caminhadas à Pedra do Baú, à Pedra do Bauzinho e à Pedra da Ana Chata, com pernoite em barracas, reforçando o DNA aventureiro do Paiol.