Especialista alerta sobre possibilidades de preservação da fertilidade em pacientes diagnosticados com câncer de próstata

Campanha ‘Novembro Azul’ coloca em pauta a importância da prevenção e do diagnóstico precoce 

Depois do mês de conscientização sobre o câncer de mama, é hora de chamar a atenção dos homens para o segundo tipo de câncer mais incidente, perdendo apenas para o câncer de pele. A campanha ‘Novembro Azul’ retoma a discussão sobre a importância dos exames periódicos para prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata, principalmente entre homens acima dos 45 anos.

Apesar de alguns tabus e mitos que envolvem o assunto, o urologista do laboratório Fivmed, Mauro Bibancos de Rose, alertou que apesar do tratamento, quando diagnosticado o câncer, é possível adotar medidas para que a fertilidade do paciente seja preservada. “Todos os tipos de câncer liberam substâncias tóxicas à produção seminal, além dos tratamentos cirúrgicos, quimio e radioterápicos que podem levar a infertilidade. E a melhor forma de prevenção da fertilidade é o congelamento dos gametas, que, dependendo do padrão do paciente, podem ser colhidos por masturbação ou punção e, em condições ideais, antes do início do tratamento contra o câncer”.

Segundo o especialista, pacientes com histórico familiar devem iniciar a rotina de exames antes de atingir a faixa etária de maior incidência. “Recomenda-se que homens com mais de 45 anos façam os exames periódicos para a prevenção e diagnostico precoce. Mas, se há histórico familiar, o ideal é que se inicie o controle logo após os 40 anos, com o exame de PSA e de toque anualmente”.

O Instituto Nacional de Câncer estima que, em 2018, sejam diagnosticados 68,2 mil novos casos de câncer de próstata. Em 2017, a estimativa era de 61,3 mil.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *