Tesouros da Mantiqueira é atração no Museu Felícia Leiner

Nesta sexta-feira, 23 de setembro, às 18h30, acontece a abertura da exposição Tesouros da Mantiqueira no Museu Felícia Leiner/Auditório Cláudio Santoro, em Campos do Jordão. Promovida pelo Museu da Mantiqueira, a mostra reúne o trabalho dos artistas Samuel Ornelas e Rafael kenji e segue aberta ao público até o dia 23 de Outubro como parte da programação da 10ª Primavera dos Museus.

 

Fruto do projeto Tesouros da Mantiqueira, que surgiu de uma vivência e imersão artística dos artistas nas comunidades São Pedro e São Paulo, em São Bento do Sapucaí, a exposição contará um acervo de 15 gravuras inspiradas nas paisagens rurais da Mantiqueira. Durante o período de imersão, os artistas relataram suas impressões em um diário de bordo: são observações sobre a paisagem, o cotidiano da vida rural, a relação com os animais, com o tempo e espaço, além de comparações com as dinâmicas dos centros urbanos. Desse modo, são pensamentos que evidenciam a conexão com um território, um povo, um modo de vida.
Sob curadoria de Diana Poepcke, a exposição busca um olhar sob a diversa e singular conexão entre território, sujeitos e seus modos de vida, mostrando que o tesouro mais precioso da Serra da Mantiqueira é o mantiqueirense. Todas as obras que compõem a exposição estarão à venda no www.museudamantiqueira.com.br a partir do dia 23 de setembro.

Os artistas – Rafael Kenji, nascido em São Paulo, onde vive e trabalha atualmente, é artista visual focado em desenhos e gravuras, ministra aulas e é membro do Atelier Piratininga, um espaço coletivo independente de gravura. Samuel Ornelas, nascido em Santos (SP), trabalha e vive como artista plástico em São Paulo e Praia Grande (SP). Foi membro do Atelier Piratininga e atualmente realiza intervenções artísticas, xilogravura e a pintura.

O Museu Felícia Leiner/Auditório Cláudio Santoro fica localizado na Avenida Dr. Luís Arrobas Martins, 1880, em Campos do Jordão e pode ser visitado de terça a domingo, das 9h às 18h. Para mais informações, entre em contato pelo (12) 3662-6000.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *