Amor, desafio e teimosia levam Edmar Caetano aos pódios das corridas de montanha

por Francisco de Castro

O corredor de montanha Luiz Edmar Caetano, de 36 anos, iniciou sua carreira com Trail Run em 2009 e vem conquistando pódios em diversos torneios importantes.

Aproveitando o ambiente de natureza da serra, começou a correr apenas para manter o condicionamento físico para jogos de futebol que realizava com os amigos.

Mesmo sem a pretensão de praticar corrida profissionalmente, ainda em 2009, o atleta participou da seletiva Caixa de Corridas de Montanha, representando sua cidade natal, São Bento do Sapucaí, junto aos corredores profissionais Celinho e Daniel.

“A competição não me interessou tanto, pois no congresso da prova vi muita gente de perfil forte, mas em uma conversa com um amigo me senti desafiado, participei da prova e conquistei a 17ª colocação no ranking geral. Eu não imaginava que poderia me sair tão bem e isso me incentivou a assumir este desafio pessoal. Larguei o futebol e fiquei apenas nas corridas.” afirma Caetano.

O amor também deu um empurrãozinho nos treinos de Edmar. Em 2010, quando estava no começo de seu namoro com sua esposa Renata, soube de uma corrida com o trajeto que passaria em frente a casa da namorada, caprichou nos treinos para que fosse uns dos primeiros colocados a passar pelo local e impressionar a amada – “O foco foi tanto nos treinos que no dia da prova liberei do começo ao fim conquistando a minha primeira colocação na geral”, lembra o sambentista.

Suas primeiras experiências marcantes foram as corridas realizadas em sua cidade, organizadas por figuras locais como Toninho Promessa e Sidi Cley. Em tais oportunidades, participou e se inspirou com atletas conterrâneos que são consagrados, como Celinho e Fabrício.

Luiz seguiu praticando corridas desde então e revelou que o treinamento com acompanhamento profissional e a oportunidade de estar próximo aos seus ídolos foram experiências relevantes para sua trajetória: “A chave virou quando comecei a correr com o Celinho e Fabrício na Copa Paulista de Montanha, onde percebi que dava para correr em alto nível, o que me levou ao Carlos Cristóvão o qual me deu apoio nos treinos e trabalho muscular.” conta o corredor.

Sem patrocínio ou incentivos do município, foi necessário investimento próprio enquanto atuava como gerente numa empresa de hotelaria e guia em uma empresa de turismo. Contou também com apoio financeiro da família e dos amigos na compra de materiais básicos, inscrições e equipamentos.

Hoje o atleta acumula vitórias e conquistas no esporte, já possui um patrocinador e segue com humildade, representando a sua cidade e região nas corridas de montanha.

Veja as principais conquistas de Luiz Edmar Caetano:

2013 – Campeão | Copa Paulista de Montanha Curtlo | Modalidade curta
2015 – Vice-campeão | Circuito das Serras
2015 – Campeão Indomit | Modalidade 12km
2017 – Vice-campeão | Indomit | Modalidade 12km
2017 – Campeão | KTR Itamonte MG | Modalidade 21 km

“O esporte me levou fisicamente aos lugares que não conhecia da minha própria cidade, lugares que muita gente de fora ama, mas nem todos daqui sabem apreciar. Um pecado que a gente comete é não valorizar nossa cultura e nossa natureza. Precisamos manter nossa tranquilidade e nossa paz de espírito. Valorizar nossas raízes.” exalta Edmar Caetano

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *