Casos de gripes e pneumonia neste período que podem levar a internações e até a óbitos

Manter o cartão de vacina atualizado pode evitar casos graves das doenças

      Com o início das baixas temperaturas, algumas doenças se tornam mais presentes, como a gripe e a pneumonia, principalmente, quando as pessoas não tomam as vacinas. A Analista de Vacinas do Laboratório São Paulo, Raquel Gomes,alerta para a importância das vacinas da gripe, Covid-19 e P13 (Vacina Pneumocócica Conjugada 13 – Valente (VPC13) para que as pessoas aumentem a imunidade neste período e evitem casos graves e internações.

      A Pfizer divulgou recentemente cartilhas para os laboratórios em que aponta que a pneumonia atinge anualmente, cerca de um milhão de adultos e que 5% a 7% delas vêm a óbito. Já a gripe (vírus influenza) atinge 5% a 10% dos adultos e de 20% a 30% das crianças em todo o mundo.

      De acordo com Raquel Gomes, as pessoas estão com medo da reação das vacinas e tem deixado de se vacinarem e esquecendo a gravidade das doenças e possíveis sequelas, como uma pneumonia grave, gripe e a Covid-19, que podem levar a internação. “A população precisa se conscientizar que a melhor maneira de criar imunidade contra os vírus é tomando as vacinas recomendadas. Só assim vamos conseguir controlar essas doenças, principalmente no período do frio, em que os sintomas são parecidos”, lembra Raquel.

      Raquel Gomes lembra que em 2021 surgiu o vírus H3N2, que levou muitas pessoas a ficarem internadas, devido à falta de vacinação.“Quando as pessoas deixam de tomar uma vacina e se proteger e ela abre espaço para a forma mais grave do vírus. Quanto mais gente vacinada, melhor o controle contra o surgimento de novos vírus”, explica Raquel.

      Neste período de temperaturas mais baixas, a população precisa se prevenir contra os vírus que circulam nesta época e tomar vacinas importantes, como a da gripe, P13 e Covid-19. Na rede privada, a vacina da gripe é a quadrivalente com duas cepas de vírus A e duas cepas de vírus B (AH1N1 + AH3N2 + B + B). A vacinação deve ocorrer antes do inverno, período de maior incidência das doenças respiratórias, assim teremos tempo de desenvolver anticorpos e diminuir o número de casos e a gravidade destes. A vacina está indicada para todas as pessoas a partir dos seis meses de vida, principalmente aquelas de maior risco para infecções respiratórias, que podem ter complicaç&o tilde;es e a forma grave da doença. A vacina só é contraindicada para pessoas com alergia grave (anafilaxia, a algum componente da vacina ou a dose anterior). Em caso de febre, deve-se adiar a vacinação até que ocorra a melhora.

      A Vacina Pneumocócica Conjugada 13 – Valente (VPC13) previne cerca de 90% das infecções provocadas pela bactéria Streptococcuspneumoniae (pneumococo), causadora de doenças graves em crianças, como pneumonia, meningite e otite. Tomar a vacina VPC13 é uma maneira de fortalecer a imunidade, ajudar o organismo a criar os próprios anticorpos para combater a doença e também a proteger principalmente as crianças. A pneumonia é a principal causa de morte em crianças de até cinco anos. A vacina tem um papel importante de proteger contra a bactéria reduzindo casos de pessoas doentes e ajudando a diferenciar sintomas de gripes, resfriados e até mesmo da Covid-19. Com a redução de p essoas doentes evita-se também o afastamento do trabalho e de outras atividades diárias. Ao se imunizar com a VPC13, as crianças, jovens e adultos, terão proteção e diminuirá o uso de medicamentos e a realização exames.

      Para crianças a partir de dois meses e menores de seis anos de idade é recomendada a vacinação rotineira com VPC13. Para crianças a partir de seis anos, adolescentes e adultos portadores de certas doenças crônicas, recomenda-se esquema com as vacinas VPC13 e VPP23. Para maiores de 50 anos e, sobretudo, para maiores de 60, recomenda-se esquema com as vacinas VPC13 e VPP23.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *