Minas Capoeira: Atletas de São Bento ocupam pódio, representando a Tradição e Fomentando a Cultura

Por Francisco de Castro

A Associação Cultural e Esportiva Minas Capoeira, liderada pelo presidente fundador Mestre Vantuir Amaral, reafirmou seu compromisso com a preservação da cultura por meio do segundo campeonato interno de capoeira, realizado no último domingo. O evento que foi realizado em Sapucaí Mirim, Minas Gerais, contou com 63 atletas de diversas filiais, destacando o esforço independente dos instrutores, como o professor Rodolfo Aparecido da Rosa (Bernão), responsável pelas aulas em São Bento do Sapucaí.

Três talentosos atletas de São bento brilharam no pódio, demonstrando a dedicação aos ensinamentos da capoeira. Desde o jovem Lucas Manoel da Silva, de apenas 6 anos, até o experiente Bruno Ribeiro da Silva, de 21 anos, e a habilidosa Eliane Azevedo Silva na categoria master. A presença marcante desses participantes reflete o comprometimento da Minas Capoeira em todas as faixas etárias.

Os jurados, incluindo Mestre Sucuri da Associação de Capoeira Liberdade e Contra-Mestre Leandro Sagui, evidenciam a interconexão entre grupos, promovendo a troca de experiências. Além disso, a presença do Mestre Jason Alves do grupo Canjere Capoeira destaca o apoio externo vital para o fortalecimento da associação.

A Minas Capoeira se destaca ao levar seus ensinamentos para escolas e projetos municipais, incentivando não apenas a prática física, mas os valores de liberdade, resistência e coletividade. A arte da capoeira transcende o esporte, proporcionando benefícios como coordenação motora, expressão corporal, musicalidade e disciplina.

Assim, a Associação Cultural e Esportiva Minas Capoeira não apenas realiza competições, mas também desempenha um papel crucial na preservação e promoção da cultura capoeirista em São Bento do Sapucaí e região, reafirmando sua missão de manter viva essa expressão genuinamente brasileira.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *