A empresa de pesquisas destaca as oportunidades de negócios com a chegada de turistas e migrantes à Mantiqueira

Temporada de inverno é período queridinho dos turistas na região, mas os empreendedores estão preparados para se destacar e fazer render essa estação?

Mais um inverno se aproxima e os empreendedores já começam a se movimentar para a época favorita da Mantiqueira. É quase que universal a espera pelo público vindo de outras partes do estado de São Paulo, atraído pelo caminho da fé, interessado no contato com a natureza, em produtos orgânicos, com qualidade da roça. Mas será que esses padrões gerais ainda são suficientes para nortear decisões de negócios?

Para Flora Rumbelsperger, antropóloga e fundadora da Traduzindo Pessoas – consultoria de pesquisa e estratégia para negócios com base na Antropologia, muitas coisas mudaram nos últimos quatro anos, tendo um grande impacto no que o público deseja. “Tivemos desde uma pandemia que aterrorizou as pessoas e os negócios, até uma procura exponencial na retomada à sociabilidade e um crescimento em visibilidade da Serra da Mantiqueira, com o cenário cada vez mais rico e variado”

Essas mudanças tem um impacto direto no perfil do público e do consumo da região. As pesquisas mostram que tivemos aumento no fluxo de turistas de outros estados, assim como um movimento de pessoas urbanas apaixonadas pela localidade e que fixam residência por aqui. Além de nativos, que retornam à sua cidade natal depois da desilusão com as grandes metrópoles.

Só na pequenina Gonçalves, por exemplo, com menos de 5 mil habitantes, a quantidade de domicílios cresceu em 55% no último censo do IBGE. Há na Mantiqueira, segundo pesquisa realizada pela Traduzindo Pessoas, cerca de 30% de moradores forasteiros e em Gonçalves o número salta para 75%.

E o que isso tem a ver com a preparação dos negócios para a temporada? Flora explica: “Consumo é um ato cultural. Todo mundo traz algo de si, dos seus valores ou da sua identidade para as relações de consumo. Não é só comprar, é consumir relações, afetos, rituais, estilos de vida. Portanto, com novos perfis de turistas, novos moradores, que também querem ser prioridade nos negócios da região, e com mais empresas disputando espaço: você ainda acha que dá pra oferecer mais do mesmo?”.

O ser humano define sua identidade e o que quer mostrar para o mundo através do consumo. Hoje, cada vez mais as pessoas querem se diferenciar, se sentir únicas e, por isso, misturam referências para criar um estilo de vida próprio. Por isso, conhecer as culturas das pessoas é fundamental se a empresa quer entender exatamente qual público deve atingir.

Para ir além dos estereótipos do ‘Turista da Serra da Mantiqueira’ e responder os desafios estratégicos de cada empreendedor da região, a pesquisa de comportamento e mercado é ferramenta essencial de investimento.

Conhecendo as pessoas em suas especificidades, os negócios podem moldar suas experiências e se destacar em meio à concorrência.

A RUMBELSPERGER – TRADUZINDO PESSOAS

A Rumbelsperger é uma consultoria de pesquisa e estratégia para negócios com base na Antropologia e que tem como objetivo democratizar as metodologias dessa ciência, que são chaves para os negócios se conectarem de verdade com seus consumidores e utilizadas há muito tempo pelas maiores empresas do mundo.

Atendendo de micro a grandes negócios, a consultoria se propõe a conhecer as pessoas profundamente através da pesquisa com ferramentas da Antropologia e das Ciências Sociais. Com métodos científicos, encontra os padrões de comportamento do público e entrega diagnósticos completos de mercado, para que cada negócio possa crescer com solidez, menos riscos e mais conexão com as pessoas.https://www.instagram.com/traduzindopessoas

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *