Preservando a Tradição: Conheça os Catireiros da Mantiqueira

Na Serra da Mantiqueira, a tradição cultural é tecida por meio de práticas autênticas e festividades enraizadas na história local. Uma dessas expressões, conhecida como Catira, remonta aos idos de 1930, quando a dança era chamada de pagode e preenchia as festas de São João, Santo Antônio e São Pedro, além de marcar presença nos trabalhos agrícolas cotidianos.

A Catira, expressão cultural brasileira enraizada na tradição caipira, destaca-se por sua dança e música animadas, tradicionalmente vinculadas às regiões rurais de estados como São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Tocantins. Caracterizada por passos ritmados, a dança reflete o cotidiano rural, incorporando elementos de humor e desafios entre os participantes. Essa manifestação cultural, acompanhada por instrumentos como viola caipira e sanfona, não só preserva a rica herança da cultura caipira, representando valores e tradições, mas também promove a socialização e celebração comunitária, fortalecendo os laços entre as gerações e comunidades rurais.

Os Primórdios da Catira:

Nesse período, as festas de pagode ganhavam vida ao cair da noite, iniciando com a reza do terço e dando lugar à cantoria e danças que se estendiam até o amanhecer. Os eventos eram marcados por uma atmosfera festiva, onde as comunidades se reuniam para celebrar a cultura local, compartilhar comidas típicas como bolos, biscoitos, arroz para enfrentar o frio, café, quentão e pinga. Essas festividades eram particularmente comuns em bairros como Serrano (São Bento do Sapucaí), Píres (Sapucaí Mirim/MG) e Campestre (Gonçalves/MG), em casas de personalidades locais.

O Surgimento dos Catireiros da Mantiqueira:

Na década de 1980, um entusiasta local, Nquinho Santana, iniciou o Grupo Catireiros da Mantiqueira em sua barbearia, marcando o ressurgimento da tradição. Desde então, o grupo tem encantado a região com suas apresentações culturais vibrantes e composições, muitas das quais contam com a participação de conjuntos familiares. A história do grupo se entrelaça com a preservação da Catira, contribuindo para manter viva essa forma autêntica de expressão cultural.

Legado e Renovação:

Ao longo dos anos, o Grupo Catireiros da Mantiqueira se tornou um guardião da cultura local, transmitindo de geração em geração a rica tradição da Catira. O grupo, em suas diversas formações, reflete a diversidade etária, com membros que vão desde o experiente Barrinha, com mais de 75 anos, até o jovem Levi, com apenas 6 anos, destacando a importância da Catira como uma expressão cultural inclusiva e que atravessa as barreiras geracionais.

Os Catireiros da Mantiqueira desempenham um papel vital na preservação da cultura caipira por meio da Catira na região. Ao manter viva essa tradição cultural, o grupo não apenas celebra o passado, mas também constrói um futuro onde as raízes culturais continuam a prosperar. A Catira, com sua dança animada, música contagiante e laços comunitários, permanece como uma parte fundamental do tecido cultural dessa encantadora localidade, destacando a importância de honrar e proteger as tradições que moldaram a identidade da Serra da Mantiqueira.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *