Depressão e Ansiedade estão entre as principais causas de afastamento nas empresas

Em nível mundial, estima-se que mais de 300 milhões de pessoas vivem com depressão. Nas Américas, o número de pessoas afetadas é de cerca de 50 milhões.

Segundo dados do Boletim Quadrimestral sobre Benefícios por Incapacidade divulgado pelo Governo Federal, nos últimos 4 anos, problemas acarretados pelos altos níveis de estresse, ansiedade e depressão, foram a terceira maior causa de afastamento dos trabalhadores brasileiros. Mais de 17 mil casos de concessão do auxílio-doença e da aposentadoria por invalidez foram registrados entre 2012 e 2016 com este motivo.

A preocupação com o crescimento desses números é alarmante, tanto que neste ano, o Dia Mundial da Saúde, que foi celebrado em 7 de abril, teve como lema da campanha mundial o titulo “Depressão: vamos conversar”, organizado pela OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde) e pela OMS (Organização Mundial da Saúde)

Este cenário mostra como é fundamental que as empresas implantem programas de Prevenção e Promoção á saúde do trabalhador, afinal, prevenir é proporcionalmente muito mais barato do que assistir o paciente após a contração do problema. E mais importante do que isso, evitar que as pessoas adoeçam irá melhorar não só a qualidade de vida dos colaboradores, mas, consequentemente os resultados das organizações.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *