Conheça Tainá Mendes e a Dança Contemporânea
A dança é uma expressão importante para o desenvolvimento humano e também é pauta no Espaço de Cultura Mantiqueira, nesta Semana.
Conhecemos um pouco da trajetória da instrutora de dança Tainá Mendes que uma profissional certificada em dança e hoje também atua como instrutora na Serra da Mantiqueira.
Veja o que ela compartilhou com a gente:
Mantiqueiranews pergunta: Tainá, antes de tudo, nós queremos saber mais sobre você e a sua trajetória na dança. Conta pra gente?
Meu nome é Tainá, sou de São Paulo e moro em São Bento do Sapucaí há alguns anos. Comecei a dançar aos 10 anos lá em São Paulo em um projeto social de danças e ritmos brasileiros, não parei de dançar desde então. Em 2017 me formei em dança pela Unicamp, onde tive maior contato com a dança contemporânea e com algumas outras técnicas.
Mantiqueiranews pergunta: Incrível, agora fala um pouquinho pra gente sobre a dança contemporânea:
– Dançar é uma ótima atividade para se exercitar de forma divertida. Promove saúde, bem-estar, alegria e interação com outras pessoas. A dança contemporânea tem essa característica mais livre, que não significa que é feita com desleixo, mas onde é possível se expressar com liberdade e deixar fluir a criatividade. – Além disso, aprender algo novo, é sempre positivo.
– A Dança Contemporânea não possui um conjunto de passos específicos, utiliza da influência de diversas linguagens da dança e da expressividade/experiência de cada indivíduo para criar e explorar movimentos.
*foto de Léo Lins
Mantiqueiranews pergunta: Muito bom, Tainá e, quais são os principais benefícios dessa modalidade de dança?
– A mobilidade, a flexibilidade, a fluência dos movimentos, a força, a expressividade e criatividade são os principais benefícios desfrutados pelos participantes.
Mantiqueiranews pergunta: Também ficamos sabendo que você realizará uma atividade de Dança contemporânea em São Bento do Sapucaí. O que os participantes aprenderão nesta edição?
Por meio de sequências de movimentos e de um momento de improviso trabalharemos a mobilização das articulações do corpo, ativação consciente da musculatura, relação do movimento com o espaço e com as outras pessoas, ritmo, princípios de rolamentos, deslocamentos e algumas ferramentas de improvisação.
E aí, o que acha de começar a praticar dança com a Tainá?