“Viola, Causo e Prosa”, com Moreno Overá, passeia pela cultura caipira entre real e irreal, poesia e humor em Casa de Cultura e Afeto, em Caçapava.

No próximo dia 24 de setembro de 2022, sábado, às 16h, o Pé de Manga – Cultura e Afeto, na Germana, Caçapava, apresenta o show intimista “Viola, Causo e Prosa”, com o compositor Moreno Overá, seguido de café com bolo.

Um passeio descontraído e musicado, que mostra elementos essenciais da Cultura Caipira: a Festa do Divino, a Folia de Reis, a Viola e sua chegada em terras brasileiras. Tem, também, simpatias de violeiro e a mistura do religioso e do profano que compõem nosso rico folclore. O Saci, o Lobisomem e outras lendas aparecem no show. Um pouco da história de Elpídio dos Santos (importante compositor Luizense) e a cultura de paz na arte popular se juntam no percurso. Uma vivência permeada por músicas, composições autorais, causos e fatos históricos. O real se confunde com o irreal e vice versa… Poesia, humor, ecologia e valores humanos são a tônica deste trabalho.

Moreno Overá, natural de Campinas (SP), intérprete e compositor, é um dos violeiros mais conhecidos do Vale do Paraíba. Vive em São Luiz do Paraitinga desde 2008. Em seu trabalho, ressalta a importância do diálogo inter-religioso, da cultura popular brasileira, da educação através da arte, mostrando a importância da arte popular na difusão da cultura de paz e no reavivamento dos valores humanos. Moreno Overá usa de música, poesia, contos folclóricos e mitológicos do Brasil e do Mundo, sendo a viola caipira seu instrumento de expressão.

Apontado por Zuza Homem de Mello como um dos violeiros revelação de uma nova geração, gravou o CD ANave – III Milênio em 1998 e o CD Brasil Viola em 2012. Integrou o grupo Tarancón de 2008 a 2015. Junto à URI – idealizou e coordenou o festival “Uma Canção pela Paz”, que realizou-se em Buenos Aires em 2016 e em São Luiz do Paraitinga em 2017. Participou do CD Viola Paulista selo SESC em 2018. Participou do III Festival internacional de cantautores de Colombia em 2019. Em 2020 participou do XI Seminário Regional de Promoção da Saúde e Cultura de Paz, promovido do Núcleo VIVA a Paz.

Já o Projeto Pé de Manga, nasceu da necessidade de buscar um refúgio para a mente e o espírito dos problemas diários, procurando preservar a saúde física e mental. Idealizado por Talits Domingos, Eduardo Lourenço e Arlete Blachi, em parceria com o Jardins da Ana, a Casa de Cultura e Afeto proporciona qualidade de vida aos interessados a viver esta experiência cultural e ambiental em um espaço minimalista no campo, porém acolhedor, cheio de amor e boas energias para distribuir através de oficinas, mini cursos, apresentações artísticas e musicais, com um mirante pra lá de especial. Localizado no Bairro da Germana, em Caçapava (à 110 KM da capital SP), o Pé de Manga tem como objetivo promover um intercâmbio cultural, afetivo e gastronômico (além de aprendizado através das experiências em meio à natureza), com muita criatividade e carinho entre todos os envolvidos.

Serviço:
‘Viola, Causo e Prosa’, com Moreno Overá
Quando: 24 de setembro de 2022.
Horário: 16h00.
Onde: Pé de Manga – Cultura e Afeto  –  Rod. Bruno Bertti, 140 – Germana, Caçapava/SP.
Ingressos: R$ 50 – Show + Café com bolo.
Antecipados: https://www.sympla.com.br/evento/viola-causo-prosa-com-o-compositor-moreno-overa/1716670
* O espaço oferece cafés, sucos, cervejas, petiscos, bolos e tortas. Também conta com lojinha de produtos artesanais de Caçapava. Aceita PIX e cartões de débito e crédito.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *