13 de maio terá programação especial em São Bento do Sapucaí

O dia 13 de maio tem um significado especial para o bairro do Quilombo, em São Bento do Sapucaí, interior de São Paulo. O bairro do Quilombo é uma comunidade de São bento do Sapucaí que teve um papel importante no acolhimento de escravos que fugiram das fazendas da região durante o período da escravidão.

Reduto artístico e cultural , o Bairro do Quilombo é um dos bairros mais antigos da cidade. Fundado por essas famílias de escravos que vieram dos quilombos na Mantiqueira sul mineira, o povoado originou um comunidade unida, orgulhosa de sua história, e repleta de riquezas entre festas, artesanatos e natureza preservada.

Foi nesse dia, em 1888, que a Lei Áurea foi assinada pela princesa Isabel, abolindo oficialmente a escravidão no país e é celebrado na comunidade como uma data de luta e resistência, lembrando que a liberdade não foi concedida, mas conquistada pelos antepassados quilombolas.

A celebração no bairro Quilombo recebeu o título de Patrimônio Cultural da cidade em 01 de dezembro de 20202, marcada por diversas atividades, como rodas de conversa, apresentações culturais, feiras de artesanato e culinária, além de caminhadas pelas trilhas da região. O objetivo é valorizar a cultura, a fé e a história, além de representar a luta , a resistência, a força, a cultura , o amor , a persistência e consciência negra em união com a comunidade.

Uma das atrações mais esperadas nesta celebração é da Congada de São Benedito, também reconhecida memória da ilustre Dona Luzia que esteve a frente do grupo durante grande parte da sua história.

Vale reforçar que luta contra o racismo e a discriminação ainda não acabou e este também é um momento de refletir sobre a importância da garantia dos direitos das comunidades , que muitas vezes enfrentam dificuldades para terem acesso a serviços básicos como saúde, educação e saneamento.

Em resumo, a celebração do 13 de maio no Quilombo é um momento de resistência, celebração da cultura e luta pelos direitos das comunidades quilombolas. É um exemplo de como a memória e a história podem ser resgatadas e valorizadas, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Confira a programação:

Dia 12 de Maio

19:00 – Missa
20:00 – Bingo
21:00 – Show da Tetê Santos

Dia 13 de Maio

10:30 – Procissão
11:00 – Missa
12:00 – Almoço
13:00- Grupo Moçambique de Taubaté
13:30 – Grupo Moçambique de São José dos Campos
14:00 – Congada Dona Luzia
14:00 – Tenda de Turbantes com Andrea Muraca
14:30 – Moçambique de Monteiro Lobato
15:00 – Folia de Reis
15:30 – Dança de Rua
16:00 – Grupo Expressão Negra – Mestre Xandão e Professor Reginaldo
16:30 – Dança Africana com Tainara
17:00 – Workshop Empoderamento do Cabelo Afro com Mary Cardoso
17:30 – Afonsinho dos Tambores
18: 00 – Corpo e Movimento (Dança Negra das Crianças)
21:00 – Grupo de Pagode Plano B

Fotos:
https://www.instagram.com/p/CeEnonxOHSH/?utm_source=ig_web_copy_link

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *