21 de maio | Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento

O dia 21 de maio é comemorado como o Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento. Esta data foi escolhida pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) com o objetivo de celebrar a diversidade cultural e promover o diálogo intercultural e a compreensão entre os povos.

Diversidade cultural refere-se à variedade de costumes, tradições, crenças, línguas, expressões artísticas e formas de vida presentes em diferentes grupos humanos.

O conceito em questão é um aspecto fundamental da condição humana. Ela enriquece a vida e a experiência das pessoas, e ajudar a fortalecer as identidades individuais e coletivas. A cada dia, as trocas culturais trazem novas formas de entender a diversidade e abrir espaço para novas perspectivas.

Um dos objetivos principais deste dia é promover o diálogo e o entendimento entre as culturas do mundo.

“A cultura deve ser considerada como um conjunto distinto de elementos espirituais, materiais, intelectuais e emocionais de uma sociedade ou de um grupo social. Além da arte e da literatura, ela abarca também os estilos de vida, modos de convivência, sistemas de valores, tradições e crenças” Preâmbulo da Declaração Universal de Diversidade Cultural da UNESCO, 2001.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *