Inspire-se com a história deles! Engenheiros, duplo diplomados e empreendedores

Santa Rita do Sapucaí.

Imagina poder fazer um intercâmbio na Europa e ainda ser diplomado como engenheiro por duas instituições de ensino, uma no Brasil e outra na Alemanha? Pois os jovens engenheiros Tayla Simões e Pedro Santos conquistaram este feito, com muita dedicação e trabalho. Mas vamos voltar um pouco no tempo e saber como essa história começou.
Pedro, de 23 anos, e Tayla, de 24 anos, estudaram no Inatel, uma faculdade no sul de Minas Gerais que possui convênio com mais de 30 instituições de ensino de outros países para intercâmbio, entre elas a Jade University, na Alemanha, destino escolhido pelos jovens estudantes em 2013. “Queríamos um país com outro idioma, além do inglês que já falávamos. Escolhemos um país com uma rica cultura, aprendemos um outro idioma, aprimoramos o inglês e tivemos uma experiência intercultural incrível, já que cerca de 40% dos alunos da universidade são de fora da Alemanha”, afirma Tayla.

A dupla aceitou um desafio ainda maior durante os estudos na universidade alemã: eles tinham um ano para fazer as matérias e apresentar uma tese de bacharelado para ser graduados pela universidade alemã quando terminassem o curso no Brasil. “Não podemos dizer que foi fácil, mas definitivamente valeu a pena”, relembra Pedro. E foi exatamente o que ocorreu esse ano. “É uma experiência muito gratificante participar de duas instituições de ensino de tanto respeito. Estamos muito gratos tanto ao Inatel quanto à Jade, não só por nos fazer melhores profissionais, mas também pelos momentos incríveis! ”, completa Pedro.

Empreendedores premiados
Além de uma oportunidade incrível de aprendizado, foi durante a temporada na Europa que os engenheiros Tayla e Pedro tiveram contato com uma tecnologia utilizada em grandes eventos e que foi inspiração para startup deles, que está na Incubadora do Inatel. A Smart Brace, que em breve passará a chamar Nowigo, é especializada em soluções no controle de acesso em eventos, utilizando RFID (identificação por radiofrequência). “Nós apresentamos a solução ainda estudantes, na feira tecnológica da nossa faculdade que incentiva o empreendedorismo. Na época recebemos um prêmio de terceiro lugar e, desde então, o projeto cresceu de uma maneira muito legal”, conta Tayla.
E como cresceu! A solução já foi utilizada no maior carnaval de Minas Gerais, o Bloco do Urso, e também no evento Hack Town, em Santa Rita do Sapucaí. No dia 11 de dezembro a startup recebeu o prêmio FbStart Accelerated Track por destaque no uso e desenvolvimento do aplicativo do Facebook em seu negócio. A premiação ocorreu durante a Conferência Nacional dos Anjos do Brasil e o Demoday do InovAtiva Brasil, em São Paulo.

A startup é integrante do InovAtiva Brasil, programa de aceleração para negócios inovadores, realizado pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE). Passou por uma seleção que começou com mais de 1700 startups e foi uma das 105 finalistas. “Participar do InovAtiva foi essencial para o crescimento e amadurecimento da startup, pois tivemos mentorias com executivos de cargos altos no mercado, além de treinamentos, avaliações e feedbacks. No Demoday tive a oportunidade de expor nossa solução para uma vitrine de grandes investidores, mostrando todo o potencial e escalabilidade, além do aumentar nosso networking”, completou Tayla.

Sobre o Inatel:
O Inatel é um centro de ensino, pesquisa e desenvolvimento de tecnologias, criado em 1965, em Santa Rita do Sapucaí, sul de Minas Gerais, conhecida como o Vale da Eletrônica. Foi a primeira instituição de ensino superior de Engenharia de Telecomunicações do Brasil e, atualmente, oferece seis cursos de graduação, pós-graduação lato sensu, cursos a distância e Mestrado em Telecomunicações. Além de formar profissionais, o Inatel transfere tecnologia ao mercado nas áreas de desenvolvimento de software, hardware, consultoria e calibração de equipamentos. Possui parcerias com empresas de tecnologia nacionais e multinacionais. Desde 2016, é unidade Embrapii, responsável por apoiar o desenvolvimento e a inovação no Brasil. A Incubadora de Empresas do Inatel é a que mais graduou empresas no Estado de Minas Gerais. Em 2014, venceu o prêmio Anprotec como a melhor Incubadora para desenvolvimento local e setorial.

 

by Dino

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *