Você sabe qual a diferença entre a musculação e o CrossFit?

Muitas pessoas se perguntam quais são as diferenças entre a musculação e o CrossFit, principalmente quando você ainda não conhece bem a última atividade. Para começar uma das maiores diferenças é estrutural: as academias de CrossFit são conhecidas como “box”, caixa em português.

Outro item que difere as duas modalidades é a forma de treinar. No CrossFit, você precisa apenas do seu próprio corpo para executar os movimentos fundamentais, usando apenas o auxílio de barras, anilhas, argolas, bolas, kettlebells, entre outros como o remo indoor e as bikes. Já nas academias de musculação é comum ter diversos aparelhos para os exercícios serem feitos, esteiras para praticar corrida, etc.

O trabalho em equipe também é um diferencial relevante, já que no CrossFit, a maior parte das aulas e WODs são em grupo, mesmo que adaptado para cada aluno e seu condicionamento físico. Na musculação “tradicional”, os treinos são individualizados e o praticante faz ele sozinho. Esse diferencial do CrossFit ajuda muito na motivação na prática da atividade física… Não tem enrolação, nem “moleza”! No CrossFit, os alunos se ajudam, se incentivam e isso ajuda a dar mais energia e animo para o treino.

Entretanto, ambas as práticas são benéficas para a saúde se feitas de maneira correta e com acompanhamento profissional. Emagrecimento, ganho de massa muscular e resistência física pode ser o resultado final em ambos os casos, por exemplo. Pelo fato da novidade diária (a cada dia um treino diferente e novo), da motivação, os resultados no CrossFit surgem até mais rápido e são mais duradouros por conta da dedicação do aluno. Mas isso, claro, depende de cada um. O importante é fazer exercício físico com regularidade, em busca de saúde e qualidade de vida!

 

Por Luiz Martins, treinador responsável pela Hangar 193, um dos boxes de CrossFit mais conhecidos do Brasil, sendo o sétimo no país e o quinto em São Paulo, onde possui 3 unidades (Vila Mariana, Vila Leopoldina e Mooca) |

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *