Atividade educativa é tradição de Halloween em São Bento, há mais de 30 anos

por Francisco de Castro

O dia das bruxas, ou Halloween, evento cultural e tradicional bastante relevante nos Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Reino Unido, também é tradição entre as crianças brasileiras, em São Bento do Sapucaí.

Comemorado no último dia deste mês de outubro, o dia das bruxas é baseado nas celebrações dos antigos povos celtas e recebeu influências de diversas outras culturas e épocas.Em São Bento, as crianças saem às ruas usando fantasias assustadoramente fofas, com seus baldes para coletar doces em estabelecimentos comerciais e casas de moradores, já preparados para receber a brincadeira.

Tudo começou, há mais de 30 anos, com as gincanas que a educadora Lucila Quartim Barbosa realizava na praça central da cidade.  

Lucila chegou em São Bento do Sapucaí em 1987, quando também montou uma turma para dar aulas de inglês. Com cerca de 20 alunos, deu início às vivências norte-americanas ainda no mesmo ano e, realizou a primeira comemoração de dia das bruxas na cidade.

Até então, a população da pequena São Bento desconhecia o Halloween e, mesmo com seu contexto pagão espantando muita gente, Lucila conseguiu o apoio da paróquia e não teve oposição da população.

Inspirada em referências estadunidenses, Lucila começou com o único intuito de promover atividades lúdicas para facilitação do aprendizado da língua estrangeira, mas acabou indo muito além.

Antes de iniciar as dinâmicas, a educadora fazia contato com moradores da vizinhança para mobilizar a participação e incentivar a distribuição dos doces em suas portas e janelas.

A festa, que era constituída por jogos, gincanas entre alunos, familiares e amigos, tinha início na praça central e se encerrava com apresentações teatrais e atividades culturais no salão paroquial da cidade.

Um personagem histórico desses eventos era a da Fortune in Teller, uma personagem cigana que formava filas de crianças interessadas na performance da personagem com a leitura das suas mãos.

Amigas, Mônica e Raquel, na comemoração de dia das bruxas da professora de inglês Lucila, realizada no salão paroquial em 1987.
Amigas, Mônica e Raquel, na comemoração de dia das bruxas da professora de inglês Lucila, realizada no salão paroquial em 1987.

“Os dias das bruxas em São Bento foram marcantes em minha vida desde que eu era pequena. Me divertia muito com os colegas do curso de inglês e os outros amigos da cidade. Hoje em dia a comemoração também é esperada pela minha filha e sobrinhos” comenta Mônica de Castro, moradora.

Desde o começo, a celebração contou com muito entusiasmo da população. Lucila comentou que os alunos e os seus pais caprichavam muito nos preparativos e nas fantasias das crianças.

O Halloween trazido pela Lucila foi realizado em diversos espaços de São Bento do Sapucaí, entre casas de alunos, escolas da cidade e, em 1990, teve a primeira grande festa. Um evento aberto, na escola Coronel, que reuniu grande parte da população de São Bento e municípios vizinhos.

“Esse foi um período muito feliz na minha vida. Estava lecionando inglês, que era minha escolha profissional e também era meu sustento, mas também percebi que estava inspirando centenas de pessoas a sair da zona de conforto para explorar novas referências de outras culturas” comenta Lucila.

Assim, o Halloween se tornou uma tradição entre jovens e adultos que continuam saindo às ruas no dia das bruxas, vestindo seus costumes característicos e propondo “doces ou travessuras” à vizinhança.

Como é o dia das bruxas atualmente?

Com o tempo, o Halloween também foi ganhando o apoio de empresários que passaram a adaptar a decoração de seus estabelecimentos e oferecer doces às crianças que lhes pediam nos balcões. Muitos estabelecimentos também realizam apresentações e festas temáticas no fim de semana mais próximo à ocasião.

Nas ruas, circulam centenas de pessoas fantasiadas e, apesar de utilizarem a frase “doces ou travessuras”, inspirada no inglês trick-or-treat, as travessuras não são muito comuns na cidade. Mesmo assim o clima é de muita brincadeira!

Curiosidades:

O que pouca gente sabe é que, no Brasil, no dia 31 de outubro, também é comemorado o Dia do Saci, data aprovada pelo projeto de lei federal nº 2.762, de 2003 (apensado ao projeto de lei federal nº 2.479, de 2003).  O projeto foi elaborado pelo deputado federal Chico Alencar, (PSOL – RJ) e Ângela Guadagnin (PT – SP). Com a proposta de se contrapor ao “Dia das Bruxas”, ou Halloween, e resgatar figuras do folclore brasileiro.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *