Apresentação cultural toca a alma dos moradores de São bento do Sapucaí

O teatro é uma forma de arte que permite ao público explorar e compreender diferentes realidades e experiências. As atrizes Ana Ribeiro e Marina Vieira representaram essa característica de maneira profunda e reflexiva no espetáculo Vida na Roça.

Recentemente, um teatro sobre a vida na roça foi apresentado em uma comunidade rural da cidade de São Bento do Sapucaí. A peça retratou de maneira muito íntima a história de personagens reais da roça, os desafios enfrentados, as alegrias e as tristezas, bem como a conexão com a natureza. A apresentação foi muito bem recebida pela comunidade e proporcionou uma oportunidade única para que os habitantes locais se reconhecessem na história contada.

O teatro foi produzido por uma equipe de artistas que possuem grande conexão com a cidade e região. Também ouviu histórias de familiares e moradores, observou a rotina diária, imergiu nas tradições e os costumes locais. Essa imersão permitiu que a equipe retratassem cenas autêntica e reflexivas com grande proximidade da comunidade.

A apresentação do teatro foi um evento foi contemplado pelo Edital Cultural Unificado 002/2022 da Prefeitura de São Bento do Sapucaí em parceria com o Conselho Municipal de Cultura.


A peça não apenas retratou a realidade local, mas também ajudou a comunidade a valorizar e reconhecer a sua própria cultura e tradições. Além disso, o teatro proporcionou uma oportunidade para que os moradores se unissem em torno de um projeto em comum. Os habitantes locais trabalharam na produção do encontro que também celebrou a eucaristia de moradores e proporcionou uma confraternização de fim de ano. Uma colaboração ajuda a fortalecer a comunidade e a criar um senso de pertencimento.

Em suma, o a produção da peça envolveu uma imersão na cultura local e permitiu que os moradores se reconhecessem na história contada. A apresentação do teatro foi um evento significativo para a comunidade, ajudando a fortalecer as relações sociais, valorizar as tradições locais e criar um senso de pertencimento.

Saiba mais sobre o elenco e as produtoras da peça:

NA RIBEIRO

Formada pela Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP/MG em Artes Cênicas/ Licenciatura, especializou-se em Figurino no curso livre de “Vestuario”, pelo Espacio Buenos Aires em Buenos Aires – Argentina. Lecionou Artes e Teatro em escolas públicas e privadas dos estados de MG, SP e SC de 2006 a 2015. Ministrou oficinas e cursos de Teatro e Figurino em associações e instituições privadas no estado de SP. Apresentou-se em diversos espetáculos teatrais, tanto em MG quanto em cidades do estado de SP, atuando como atriz e figurinista, iniciando sua carreira no grupo de teatro amador Ecos D’Arte em Paraisópolis – MG em 2001.
Atuou no espetáculo Cai Roça, em 2017/2018, com direção de Fábio Miguel; idealizou e atuou no espetáculo “Para Revitalizar a Criação” contemplado pela Lei Aldir Blanc, em 2020. Trabalha em parceria com o Espaço de Literatura e Arte Eugênia Sereno em São Bento do Sapucaí – SP ministrando aulas de Teatro para público infanto-juvenil, onde escreveu, montou e dirigiu juntamente com seus alunos alguns espetáculos inspirados em obras da Literatura Infanto-Juvenil; é idealizadora e produtora desde o final de 2017 do “Mostra Tudo”, evento semestral e itinerante que acontece na cidade em espaços culturais com a finalidade dos artistas amadores e profissionais da cidade e região apresentarem esboços, pedaços de processos criativos ainda em fase de construção; é integrante da Folia de Reis Luz de Belém na cidade de São Bento do Sapucaí – SP.



Marina Vieira

Atriz formada pelo Teatro-Escola Célia Helena, em 2000. Formada em Educação Artística, com Licenciatura Plena em Artes Cênicas, pelo Instituto de Artes da UNESP, em 2006. Ingressou na Companhia Elevador de Teatro Panorâmico, de São Paulo, em Janeiro/2001 e foi membro dessa Cia. até 2018, onde participou dos espetáculos “A Ilha Desconhecida” (operadora de som e atriz), “Loucura” (operadora de luz e som), “A Hora Em Que Não Sabíamos Nada Uns Dos Outros” (atriz), “Amor de Improviso” (atriz), “Peça de Elevador” (atriz), “Ponto Zero” (atriz), “Eu Estava em Minha Casa e Esperava que a Chuva Chegasse” (atriz), “A Cartomante” (atriz), “Do Jeito Que Você Gosta” (atriz), “Ifigênia” (musicista), “O Jardim das Cerejeiras” (atriz), “Sala dos Professores” (atriz), “Diásporas” (atriz) e “Tebas” (atriz), todos sob direção de Marcelo Lazzaratto.
Atuou no espetáculo “Cai Roça” (atriz), em 2017/2018, com direção de Fábio Miguel, em São Bento do Sapucaí. Atuou no curta-metragem “Caranguejo Homem”, com direção de Wallyson Mota, em 2018. Dirigiu o Coletivo Labirinto em “Argumento Contra a Existência de Vida Inteligente no Cone Sul”, de Santiago Sanguinetti, que estreou no CCSP, em janeiro de 2019. Em 2020 atuou na segunda temporada da série “Segunda Chamada” da Rede Globo, que estreou na Globoplay em 2021. Atuou no espetáculo on line “Alteridade”, com direção de Gabriel Miziara em, 2020. Ainda em 2020 dirigiu o monólogo on line “Para Revitalizar a Criação”, contemplado pela Lei Aldir Blanc, com atuação de Ana Ribeiro.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *