Mercado Modo de Fazer tem sua maior edição em Gonçalves MG

Arte, cultura e turismo irão embalar o feriado de 07 de setembro no Sul de Minas Gerais.

Nos dias 8 e 9 (sexta e sábado) de setembro, acontece mais uma edição do Mercado Modo de Fazer, desta vez na cidade de Gonçalves, localizada na região do Sul de Minas Gerais. O evento, com entrada gratuita, será realizado no espaço da Pousada Vida Verde,  em meio à natureza e cachoeiras, um cenário natural de encher os olhos. 

85 expositores de 26 cidades da Serra da Mantiqueira estão expondo seus produtos como queijos, cachaça, gin, vinho, cafés, geleias, antepastos, charcutaria, azeites, doces de leite, verduras e frutas orgânicas; além de arte e design em tecido, madeira, fios, fibra de bananeira, bijoias, cosméticos naturais e itens de aromaterapias. É a maior edição já realizada.

Entre os destaques, a EMATER MINAS terá um espaço com produtores voltados à agricultura familiar, assim como as empreendedoras do café, que hoje reúnem 120 mulheres no grupo que articula ações do setor cafeeiro de Santa Rita do Sapucaí MG e região. Diversos cafés especiais e produtos derivados serão oferecidos ao público. O Mercado tem o apoio institucional da Secretaria Municipal de Turismo de Gonçalves, Cozinha Mineira, Frente da Gastronomia Mineira, Circuito Serras Verdes e Caminhos da Mantiqueira.

Segunda edição  do  Seminário Modo de Fazer:

Antes do Mercado acontece a segunda edição  do  Seminário Modo de Fazer, no dia  31 de agosto (quinta-feira), com a participação da consultora de turismo e marketing Marília Ribeiro; do Chef  Vítor Pompeu; do agrônomo e gastrônomo Rodrigo Veraldi e do executivo do Sicredi José Caldeira.

O seminário reunirá expositores, comerciantes da região e também alunos do ensino médio da escola estadual do município para discutir propostas para o desenvolvimento econômico sustentável do turismo e da gastronomia na Mantiqueira.

O Mercado Modo de Fazer tem patrocínio   do Clube da Casa Campeão, que apoia diversas ações desenvolvidas com os alunos do ensino médio da escola estadual e que financia o estágio remunerado de jovens aprendizes que atuarão no evento, assim como da Associação Pró turismo Gonçalvestur, Pousada Vida Verde, Pingoiun e do Banco SICREDI Sul de Minas.

Conheça o Projeto O Mercado Modo de Fazer:

O MMF já teve duas edições em Gonçalves – MG. A primeira, em novembro e dezembro de 2021, ocorreu durante o 8º Festival de Gastronomia e Cultura da Roça, reunindo produtores de Gonçalves e de outras cidades da Serra da Mantiqueira. Embora pequena, com duas dezenas de participantes, a edição mostrou que havia potencial para ampliar o encontro e aprofundar temáticas relacionadas ao fazer artesanal, dando mais visibilidade aos produtores e produtos da região. Nas últimas edições o público estimado em 4.000  pessoas.

 O MMF surgiu pensando no benefício coletivo ao congregar os pequenos produtores da Serra da Mantiqueira.  Além da importância de valorizar o trabalho artesanal, seu modo singular de fazer, promovendo também o encontro e prática de troca entre as produtoras e produtores.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *