Mais de 300 mil fiéis são esperados em Aparecida durante feriado da Independência

Feriado nacional é o último antes das comemorações da Padroeira do Brasil, em 12 de outubro 

Por Victor Hugo Barros

Com a proximidade das comemorações da Padroeira do Brasil, no próximo dia 12 de outubro, o movimento no Santuário Nacional se intensifica. Neste fim de semana, mais de 300 mil peregrinos devem passar pela Basílica de Aparecida (SP). Grandes romarias são aguardadas ao longo deste período, marcado pelo último feriado nacional antes do Dia de Nossa Senhora Aparecida.

Já na madrugada do sábado (07), Dia da Independência do Brasil, fiéis da Diocese de Nova Iguaçú (RJ), participam da primeira atividade da romaria diocesana. Ela será iniciada com uma prece mariana na Tribuna Papa Bento XVI às 4h30. O ponto alto da peregrinação acontece às 10h30, quando será celebrada, no Altar Central, a missa que marca a romaria. A cerimônia também acolhe os participantes da Romaria dos Trabalhadores, que chega a sua 32ª edição.

A Arquidiocese de Niterói (RJ) também realiza sua celebração pela manhã, às 6h30. A Eucaristia será presidida pelo arcebispo local, Dom Frei Alano Maria Pena.

Outra Arquidiocese que marca presença no Santuário no sábado é a de Diamantina (MG). Mais de dois mil mineiros participam da peregrinação, que conta com a oração do terço no Caminho do Rosário durante a manhã. A principal atividade da romaria será a missa, celebrada às 18h pelo arcebispo de Diamantina, Dom Darci José Nicioli.

Quem também aproveita a data para realizar uma visita à Padroeira do Brasil é a Família Paulina. Os religiosos participam da missa das 9h agradecendo pelo Ano Vocacional da Família Paulina, que segue até janeiro de 2020.

No domingo (08), será a vez das romarias paroquiais registrarem sua participação nas diversas celebrações que acontecem ao longo do dia. Durante a principal celebração do dia, às 8h, as paróquias de São Sebastião, de Gama (DF), e de Sant’Ana, em Ipuã (SP), já agendaram sua participação.

Além das peregrinações, atividades de formação religiosa também integram a programação do fim de semana. A partir de sexta-feira (06), vozes de cantores da Arquidiocese de Aparecida vão dar o tom da 1ª Jornada Coral de Música Litúrgica, que acontece no Auditório Padre Noé Sotillo, no subsolo da Basílica Nacional. O encontro segue até sábado, reunindo fiéis arquidiocesanos que querem aprimorar o canto das celebrações religiosas.

Ao longo do período, também acontece o Congresso da Pastoral Vocacional da CNBB. O encontro, aberto nesta quinta-feira (05), conta com cerca de 650 participantes. As atividades acontecem até domingo no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida, localizado no pátio do Santuário Nacional.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *