Celebrações marcam programação de Ano Novo no Santuário de Aparecida

Foto: Daniele Souza

Programação de missas celebra Dia Mundial da Paz e a solenidade da Mãe de Deus

 

Por Victor Hugo Barros

O fim de 2019 e o início de 2020 serão marcados por celebrações no Santuário de Aparecida (SP). As missas de fim de ano são, na liturgia católica, dedicadas à Santa Maria, Mãe de Deus. Além das reflexões sobre a maternidade da Mãe de Jesus, as cerimônias também rezam pela paz.

“No começo de cada ano a liturgia nos coloca sempre a Solenidade da Mãe de Deus. Esta festa nos mostra que já começamos o ano em boas mãos, ao mesmo tempo em que nos convida a nos reconhecermos todos como irmãos. Celebramos também a paz, pois o primeiro dia do ano é o Dia da Paz. Ele nos convida a vivermos, em cada instante do novo ano, a construção da paz”, destaca o arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes.

A última missa de 2019 na Basílica da Padroeira será celebrada no dia 31 de dezembro, às 20h. Presidida por Dom Orlando, a Eucaristia terá tom de agradecimento pelo ano que passou. Além dessa missa, ao longo do dia, as celebrações eucarísticas acontecem nos horários normais do Santuário: 06h45, 09h, 10h30, 12h, 16h e 18h.

No primeiro dia de 2020, seis missas serão celebradas no Altar Central da Basílica Nacional. A principal delas acontece às 09h. Também no dia 1º, ainda acontecem celebrações às 06h45, 10h30, 12h, 16h e 18h. A programação do dia conta ainda com a Hora Mariana às 14h e a Consagração a Nossa Senhora Aparecida às 15h.

Nesta data, as missas, dedicadas à maternidade de Maria, recordam o Dia Mundial da Paz. Criada em 1968 pelo Papa Paulo VI, a comemoração é vivida sempre no dia 1º de janeiro. Em 2020, a festividade terá como tema: “Paz como caminho de esperança: Diálogo, reconciliação e conversão ecológica”. A temática foi divulgada no dia 08 de dezembro pelo Papa Francisco, que escreveu uma mensagem para a data.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *